Simpósio temático 08
Eixo 3: Arqueologia e multiambientes no Nordeste
Protocolos para preservação de sítios de arte rupestre no Nordeste: ações e métodos para gestão e conservação
Viviane da Silva Santos
Universidade de Coimbra - UC
Carlos Alberto Santos Costa
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
Resumo
Os sítios de arte rupestre estão naturalmente expostos ao tempo e por isso, sofrem agressões que podem vir a descaracterizá-los. Acredita-se que muito já pode ter sido perdido ao longo do tempo, por consequência das alterações ocasionadas pela ação de agentes intrínsecos e extrínsecos aos suportes rochosos. Portanto é de suma importância o desenvolvimento de estudos que apontem caminhos e busquem garantir a eliminação, o controle dos agentes de alteração e suas consequências, intencionem criar estratégias, estabelecer normas, ações fundamentadas e obrigações para a garantia de preservação destes locais.
Este simpósio propõe-se a discutir protocolos para preservação de sítios de arte rupestre a partir de estudos de caso, estudos laboratoriais e diagnósticos, que reflitam sobre ações e métodos de gestão e conservação, relacionados às características dos suportes rochosos, sua a interação com o meio ambiente, as comunidades locais, as alterações climáticas e os estudos dos agentes de alteração.
Espera-se promover o debate entre pesquisadores das diversas áreas relacionadas à temática, a troca de conhecimentos, experiências e apontar perspectivas futuras.
Palavras-chave: Preservação; Arte Rupestre; Conservação; Gestão; Nordeste