CACHOEIRA
A VII Reunião da Sociedade de Arqueologia Brasileira - região Nordeste (VII SABNE) será sediada na cidade de Cachoeira, localizada no Território de Identidade do Recôncavo baiano, às margens do Rio Paraguaçu, distante aproximadamente a 120 km da capital baiana, Salvador.
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia tem a satisfação de ser a anfitriã da VII SABNE em 2022. O campus Cachoeira/São Félix abriga o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). Atualmente o CAHL conta com onze cursos de Graduação e cinco programas de pós-graduação, dentre eles o Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural.
Cachoeira é conhecida pela sua relevância histórica e pela participação e contribuição nas lutas pela Independência do Brasil, o que lhe conferiu o título de “Cidade Monumento Nacional" e "Cidade Heróica". Trata-se de um exemplar privilegiado do patrimônio cultural brasileiro. As ruas preservam elementos arquitetônicos do período colonial e imperial, de caráter civil e religioso que, dada a importância, foi tombada como patrimônio nacional desde 1971.
Diversos monumentos históricos e manifestações culturais estão presentes por toda cidade. Um exemplo é a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, manifestação cultural tombada como patrimônio cultural imaterial estadual pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). A Festa de Nossa Senhora da Boa Morte é conhecida internacionalmente. A festa chama a atenção de muitos pesquisadores e indivíduos que se sentem representados pela manifestação e pela irmandade que a organiza, a centenária Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte constituída por mulheres negras, ligadas a religiões de matrizes africanas e devotas de Nossa Senhora da Boa Morte.
A cidade abriga espaços culturais e museológicos, tais como: o Museu Hansen Bahia, a Casa de Câmara e Cadeia, o Santuário de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão e a Estação Ferroviária de Cachoeira. Além disso, há a presença de vários terreiros de Candomblé, como o Terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde, tombado pelo IPHAN em 2015.
Cachoeira é memória, história e identidade. Emana cultura a cada esquina. Não é atoa que é um dos destinos históricos mais procurado na Bahia. Seja pelos pontos turísticos, pelo reggae tocando na orla do rio Paraguaçu, pelo cheiro da maniçoba e da pititinga fritando ou pelo o axé do seu povo, ela encanta, ensina e desperta a vontade de ficar.
Execução





Apoio


